quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Exercicio 3 - IBRAU

Exercício 03 - Site do IBRAU – www.ibrau.com.brAs respostas do exercício 03 devem ser postadas no seu blog até o dia 01/09/2007.

1. Quais as dicas mais importantes para o empreendedor que busca ter um site?
Simplicidade é uma dica importante, ser também objetivo e concreto no desenvolvimento do conteúdo e da apresentação do site.

2. O que é a lei de Fitts?
A Lei de Fitts, formulada em 1954 é um modelo de comportamento psicomotor baseado em tempo e distância, aplicável ao movimento humano desde que rápido, dirigido e unidimensional. Explicada simplesmente, a Lei de Fitts estabelece que o tempo necessário para efetuar um movimento é afetado pela distância e a precisão que o alvo requer para ser acertado
Ex.: movimento do mouse


3. O que é amigabilidade?

Amigabilidade pode-se definir como uma caracteristica imprescindível da interface entre o usuário e o sistema/maquina. Quando existe facilidade do aprendizado e uso funcional por parte dos usuários de uma forma geral.

4. Como proceder para adicionar som a uma página web se houver algum tema musical associado ao assunto?
Caso sua aplicação utilize som, permita que o usuário defina os principais parâmetros para sua utilização:
Se o som vai estar ligado ou desligado.
Qual o volume de audição.
Ofereça uma seleção de sons por ação e permita que o usuário selecione o que mais lhe agrada.


5. Quem tem mais deficiência de percepção de cores, os homens ou as mulheres?
A população masculina por possuir somente um cromossomo X, tem mais deficiência de percepção de cores.

6. Uma aplicação com um alto grau de usabilidade, é "bonita"?
Não necessariamente, porque o fundamental numa aplicação deve ser a funcionalidade ideal e que atenda as expectativas do usuário.
7. Como usar a usabilidade para Como melhorar a apresentação de dados ao usuário?
Devemos procurar atender de forma específica e esta o mais próximo das necessidades do usuário, observando tanto a localização das informações na tela (ou no dispositivo visual utilizado), quanto aos mecanismos que possibilitam a comunicação do usuário com a aplicação.

8. Quais são as dicas para Como construir mensagens de erro eficientes e efetivas?
A qualidade da mensagem exibida ao usuário determinará o grau de compreensão do problema e rapidez de sua solução. A prática das orientações detalhadas a seguir maximizará a qualidade da mensagem e sua compreensão.
Seja objetivo porém cortês. Não agrida o usuário nem sua capacidade intelectual. Mensagens do tipo “Você cometeu um erro.” jamais devem ser empregadas.
Em Português, por favor !
Evite construir frases com a estrutura negativo-negativo:
“A Altura Mínima não pode ser menor que 1 metro”
Utilize linguagem positiva, evitando o uso do “não”:
“A Altura Mínima tem de ser maior que 1 metro”
Seja objetivo, informando exatamente qual é o motivo da interrupção no fluxo transacional. A mensagem “Senha inválida” não revela qual o motivo da rejeição, deixando ao usuário o ônus de descobrir quais as regras de validação do sistema.
As mensagens descritas a seguir são alternativas aconselháveis:
“Sua senha contém pelo menos um caractere inaceitável ("F"). Digite somente números.”“A senha que você digitou contém 5 caracteres. Para sua segurança, o sistema exige uma senha de, no mínimo, 6 caracteres. Digite novamente”“Não é permitido cadastrar no novo cartão a mesma senha que o cartão anterior. Informe uma senha diferente.”

9. O que são e quais são, Segundo Normam, os tipos de ícones que existem?
Ícone é um símbolo gráfico cuja visualização recupera da memória de curto ou longo prazo, lembranças relacionadas a vários fatores. Há três tipos de ícones:
Os que representam os objetos que serão manipulados.
Os que representam as operações ou os operadores.
Os que representam operadores atuando sobre objetos

10. Quais são as vantagens e desvantagens da utilização de ícones no projeto do diálogo com o usuário?
Vantagens:
Há várias vantagens associadas à utilização de ícones no projeto do diálogo com o usuário.
Um ícone, desde que corretamente projetado, dispensa leitura, análise, reconhecimento ou tradução.
É compreensível até por pessoas não alfabetizadas
É compreendido rapidamente: “Estudos na compreensão de sinalização rodoviária demonstram que um ícone pode ser reconhecido ao dobro de distância e na metade do tempo que um sinal escrito”
Contribui à facilidade de (re)aprendizado
Projetados adequadamente, contribuem à optimização de espaço na tela
Desvantagens:
Complexidade de criação (mas há extensas bibliotecas com ícones já prontos)
Poluição visual, desde que usados sem critério
Espaço (quanto mais ícones, menos espaço para a área de trabalho do usuário)

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Exercicio - 002 - 2007.2 - IHC

Exercicio - 002 - 2007.2 - IHC

Crie uma mensagem no seu blog para responder ao questionário abaixo. Avise-me quando tiver concluido o exercício, postando um comentário nesta notícia do meu Blog.

01 – Qual o foco do estudo da IHC ?
O Objetivo principal da IHC é compreender e interpretar como os usuários interagem com sistemas de computador, para que os sistemas desenvolvidos estejam mais próximos das necessidades dos usuários.

02 – Pesquise e descubra quais são os principais pesquisadores de IHC no Brasil e no Ceará.
Bruno Santana da Silva, Isabela Gasparini, professora Simone D. J. Barbosa, da PUC-Rio

03 – Como um sistema rico em funcionalidade pode ficar subutilizado?
Ocorre quando o usuário não esta convencido da praticidade e funcionalidade do sistema, sendo assim, o mesmo passa a não utilizar dos recursos e viabilidades.

04 – Como surgiu a IHC ?
Segundo ROSSON & CAROL, tudo começou em 1986, quando o psicólogo cognitivista Donald Norman fez um estudo sobre a associação entre os processos mentais de planejamento e interpretação com a interação humano-computador.

05 – Quais são os desafios da IHC ?
Realizar sempre algumas etapas como:
Identificar o máximo de informações com o usuário, conhecendo detalhadamente o desenvolvimento das suas tarefas.
Fazer consultas de acordo com o sistema.
Analisar e sempre estar atento ao FEEDBACK, ou seja, proporcionar uma boa relação entre o usuário e o sistema.
Concluindo-se que o maior desafio da IHC é construir uma interface que proporcione ao usuário uma funcionalidade ideal, o mais próximo possivel do mundo real.

06 – Quais são os objetivos da IHC ?
Construir sistemas seguros, eficientes, fáceis de usar, agradáveis e funcionais.

07 – Qual a diferença entre utilidade e usabilidade de um software ?
A utilidade de um software é definida pelo que ele faz e o que se pode fazer com ele, realizar e otimizar tarefas com mais precisão e agilidade. Sendo assim podemos dizer que a utilidade de um software esta nas suas funções e usabilidade é avaliar as necessidades reais do usuário.

08 – Crie uma definição pessoal para o conceito de INTERFACE
Ajuda a fazer uma relação entre o mundo real e virtual.
09 – O que são metáforas de interface ? Dê alguns exemplos
São elementos ou formas capazes de manter o equilibrio entre o poder e controle do usuário.
Ex.: Tela do computador, direção de um automovel.
10 – Quais são os 4 componentes da Interação Homem Máquina ?
Usuário-tarefa-

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO 01

01 – Qual a definição de usabilidade segundo a NORMA ISO 9241-11 ?
Usabilidade é saber avaliar e sugerir formas ideais de interação usuário-computador de forma a facilitar a vida dos usuários.

02 - Qual a diferença entre eficácia e eficiência, de acordo com a ISO 9241-11 ?
A diferença esta na finalidade dos objetivos a fim para cada usuario.
03 – Quais as características dos usuários de sistemas ?
O usuário é responsável por desempenhar com qualidade e precisão suas tarefas no setor.
Nunca permitindo que suas atividades sejam paralizadas por questões externas, inerentes ao seu trabalho.
04 – Como envolver o usuário ?
Convence-lo de que o sistema vai ajuda-lo a desempenhar melhor suas atividades com o objetivo de aumento da produtividade e crescimento profissional como também para empresa.
Capacitar o usuario com um excelente treinamento.
Disponiblizar versões para teste do sistema.
Acompanhar as dificuldades do usuário junto ao sistema.
Aceitar e ver a possiblidade de alterações do sistema, de acordo com sugestões do usuário.
05 – Qual o papel do engenheiro de usabilidade ?
O engenheiro de usabilidade dentre outras habilidades ele precisa agir como psicologo e facilitador intermediando entre o usuário e a equipe de desenvolvimento. Ele também é um lider dentro da equipe de testes.

06 – Quais os princípios básicos que regem a usabilidade ?
Facilitar o aprendizado do sistema ao usuario desde o inicio de operação do mesmo, com help on line de facil entendimento.
Eficiencia de uso, baixa taxa de erros, satisfação subjetiva (utilizar o sistema deve ser ao usuário uma atividade prazerosa).
Consistência e flexibilidade.
07 – Qual a abrangência do estudo da Usabilidade?
IHC, estudo dos fatores humanos na usabilidade, engenharia de software com IHC, dispositivos de interação, desenho de interfaces, métodos de avaliação de usabilidade, ergonomia e ética da usabilidade.
08 – Para que serve a Engenharia de Usabilidade ?
Tem como objetivo principal pesquisar métodos para facilitar a utilização e melhorar cada vez mais a performance dos sistemas, como forma de crescimento real para a empresa.