quinta-feira, 20 de setembro de 2007

RESUMO DE USABILIDADE

RESUMO DE USABILIDADE
Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.
Usabilidade. Definição
Actualmente são muitas as definições de usabilidade que podem ser encontradas na web. Qualquer pessoa que esteja a navegar pela internet (como o teu caso) pode não saber qual das diferentes definições que vai encontrando ser a mais correcta.Ora, resulta difícil poder dar uma definição muito concreta sobre este termo. Mas esta pode, com certeza ser a que mais se adapta a tudo: usabilidade define-se coloquialmente como a facilidade de utilização, quer seja de uma página web, uma aplicação informática ou qualquer outro sistema que interaja com o utilizador.
Mas para versões mais aprofundadas e empiricas sempre podemos aceder às definições formais:
"A usabilidade refere-se à capacidade de um software de ser compreendido, aprendido, utilizado e ser atractivo para o utilizador, em condições específicas de utilização"
Esta definição faz ênfase nos atributos internnos e externos do produto, os quais contribuiem à sua usabilidade, funcionalidade e eficiência. A usabilidade depende não só do produto mas também do utilizador. É por esta razão que um produto não em nenhum caso intrínsecamente usável, ele só terá a capacidade de ser utilizado num contexto particular e por utilizadores particulares. A usabilidade não pode ser valorada estudando um produto de forma isolada (Bevan, 1994).
Definição centrada no concepto de qualidade de utilização, isto é, refere-se a como o utilizador realiza tarefas específicas em cenários específicos com efectividade." Usabilidade é a efectividade, eficiència e satisfação com a que um produto permite atingir objectivos específicos a utilizadores específicos num contexto de utilização específico".
Para saber mais:

Aprender Usabilidade. Alguns destes conselhos podem ser um pouco duros, mas servem para poupar tempo ao leitor interessado no tema e distinguir aquilo que é importante do que não serve para nada num meio onde tão frequentemente isto acontece... Tipos de avaliação da Usabilidade. Existem diferentes métodos de avaliação de sítios web que mudam segundo o seu rigor, custos associados e conhecimentos necessários para levar a cabo a avaliação. A estratégia de avaliação mais aconselhável é misturar uma avaliação heurística com um teste de utilizadores posterior... 8 Regras de ouro da Usabilidade. a) Na Internet o utilizador é quem manda. Isto quer dizer que sem utilizadores a tua página morre logo. É melhor tomar conta deles e dar-lhes aquilo que pedem, de outra forma ficas sozinho.b) Na Internet a qualidade baseia-se na rapidez e na fiabilidade. Na Internet tem em conta que a tua página seja mais rápida do que bonita, fiável do que moderna, simples do que complexa, ou seja, directa...
Usabilidade mal percebida. É necessário sublinhar sempre os links? Há que evitar sempre o scroll? Deve estar tudo a três clicks de distância? A redundância é sempre má? Não, não, não e não. O que é necessário é interpretar adequadamente as recomendações de usabilidade e utilizar determinados recursos quando aportam benefícios...
Usabilidade e ROI. Imaginem conhecer previamente quanto é que vai custar o desenvolvimento de uma aplicação (praços, recursos, entregas) e quais os benefícios que se podem obter em troca. Fazer contas resulta muito complexo e mesmo os mais expertos falham nos números..
A redacção de conteúdos na web. A web é um médio diferente ao papel impresso. Na web, a atenção do utilizador é muito difícil de conseguir. O importante é comunicar a mensagem de maneira directa...
Donald Norman ou a relação entre a Psicologia Cognitiva e o design de interfaces. Don Norman realizou as suas primeiras investigações e publicações em Psicologia Cognitiva nos anos 60...
O quinto Beatle. A importância da documentação que deve acompanhar um documento web pode ser argumentada desde uma infinidade de pontos de vista, mas este artigo pretende fazé-lo só desde um..