terça-feira, 30 de outubro de 2007

Sugestões de questões para PR-II

Exercício para PR-II
1) RELACIONE AS PALAVRAS DA PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA COLUNA:

A. Engenheiro de Usabilidade (C) Pessoa que interage com o sistema
B. Usabilidade (A) Intermediador que interage entre o usuário e a equipe de desenvolvimento

C. Usuário (E) Construir sistemas seguros, eficientes, fáceis de usar e agradaveis.
D. Interface (B) É a facilidade de uso de um produto proporcionando satisfação ao usuário na consecução de seus objetivos e produtividade à equipe de desenvolvimento.
E. Desafio da IHC (D) é uma superfície de contato que reflete as propriedades físicas das partes que interagem, as funções a serem executadas e o balanço entre poder e controle.


2) ASSINALE (V) ou (F) PARA OS ITENS ABAIXO:
A. (V) Engenharia de Usabilidade é uma disciplina que estuda métodos de se construir e avaliar produtos, baseada em mecanismos ideais de uso por parte do usuário final.

B. (V) As pesquisas tem se direcionado para tentar adaptar a tecnologia ao ser humano (Ergonomia), e não o contrário, como vinha ocorrendo desde a Revolução Industrial. Fatores humanos, psicológicos e fisiológicos, devem ser levados em consideração durante qualquer projeto tecnológico.

C. (F) O engenheiro de usabilidade não interage com o usuário no processo de desenvolvimento de um projeto.

D. (V) Fatores Humanos na Usabilidade: PREECE destaca que os seres humanos são altamente inconstantes, afirmando que eles estão sujeitos a lapsos de concentração, mudanças no humor, motivação e emoção, têm preconceitos e medos, cometem erros e falsos julgamentos, e assim por diante.

3) COMO SURGIU A IHC ?
Segundo ROSSON & CAROL, tudo começou em 1986, quando o psicólogo cognitivista Donald Norman fez um estudo sobre a associação entre os processos mentais de planejamento e interpretação com a interação humano-computador.

4)QUAL A DIFERENÇA ENTRE UTILIDADE E USABILIDADE DE UM SOFTWARE ?
A utilidade de um software é definida pelo que ele faz e o que se pode fazer com ele, realizar e otimizar tarefas com mais precisão e agilidade. Sendo assim podemos dizer que a utilidade de um software esta nas suas funções e usabilidade é avaliar as necessidades reais do usuário.

5) O QUE SÃO METÁFORAS DE INTERFACE ? Dê ALGUNS EXEMPLOS:
São elementos ou formas capazes de manter o equilibrio entre o poder e controle do usuário.
Ex.: Tela do computador, direção de um automovel.

Nenhum comentário: