quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Exercicio 3 - IBRAU

Exercício 03 - Site do IBRAU – www.ibrau.com.brAs respostas do exercício 03 devem ser postadas no seu blog até o dia 01/09/2007.

1. Quais as dicas mais importantes para o empreendedor que busca ter um site?
Simplicidade é uma dica importante, ser também objetivo e concreto no desenvolvimento do conteúdo e da apresentação do site.

2. O que é a lei de Fitts?
A Lei de Fitts, formulada em 1954 é um modelo de comportamento psicomotor baseado em tempo e distância, aplicável ao movimento humano desde que rápido, dirigido e unidimensional. Explicada simplesmente, a Lei de Fitts estabelece que o tempo necessário para efetuar um movimento é afetado pela distância e a precisão que o alvo requer para ser acertado
Ex.: movimento do mouse


3. O que é amigabilidade?

Amigabilidade pode-se definir como uma caracteristica imprescindível da interface entre o usuário e o sistema/maquina. Quando existe facilidade do aprendizado e uso funcional por parte dos usuários de uma forma geral.

4. Como proceder para adicionar som a uma página web se houver algum tema musical associado ao assunto?
Caso sua aplicação utilize som, permita que o usuário defina os principais parâmetros para sua utilização:
Se o som vai estar ligado ou desligado.
Qual o volume de audição.
Ofereça uma seleção de sons por ação e permita que o usuário selecione o que mais lhe agrada.


5. Quem tem mais deficiência de percepção de cores, os homens ou as mulheres?
A população masculina por possuir somente um cromossomo X, tem mais deficiência de percepção de cores.

6. Uma aplicação com um alto grau de usabilidade, é "bonita"?
Não necessariamente, porque o fundamental numa aplicação deve ser a funcionalidade ideal e que atenda as expectativas do usuário.
7. Como usar a usabilidade para Como melhorar a apresentação de dados ao usuário?
Devemos procurar atender de forma específica e esta o mais próximo das necessidades do usuário, observando tanto a localização das informações na tela (ou no dispositivo visual utilizado), quanto aos mecanismos que possibilitam a comunicação do usuário com a aplicação.

8. Quais são as dicas para Como construir mensagens de erro eficientes e efetivas?
A qualidade da mensagem exibida ao usuário determinará o grau de compreensão do problema e rapidez de sua solução. A prática das orientações detalhadas a seguir maximizará a qualidade da mensagem e sua compreensão.
Seja objetivo porém cortês. Não agrida o usuário nem sua capacidade intelectual. Mensagens do tipo “Você cometeu um erro.” jamais devem ser empregadas.
Em Português, por favor !
Evite construir frases com a estrutura negativo-negativo:
“A Altura Mínima não pode ser menor que 1 metro”
Utilize linguagem positiva, evitando o uso do “não”:
“A Altura Mínima tem de ser maior que 1 metro”
Seja objetivo, informando exatamente qual é o motivo da interrupção no fluxo transacional. A mensagem “Senha inválida” não revela qual o motivo da rejeição, deixando ao usuário o ônus de descobrir quais as regras de validação do sistema.
As mensagens descritas a seguir são alternativas aconselháveis:
“Sua senha contém pelo menos um caractere inaceitável ("F"). Digite somente números.”“A senha que você digitou contém 5 caracteres. Para sua segurança, o sistema exige uma senha de, no mínimo, 6 caracteres. Digite novamente”“Não é permitido cadastrar no novo cartão a mesma senha que o cartão anterior. Informe uma senha diferente.”

9. O que são e quais são, Segundo Normam, os tipos de ícones que existem?
Ícone é um símbolo gráfico cuja visualização recupera da memória de curto ou longo prazo, lembranças relacionadas a vários fatores. Há três tipos de ícones:
Os que representam os objetos que serão manipulados.
Os que representam as operações ou os operadores.
Os que representam operadores atuando sobre objetos

10. Quais são as vantagens e desvantagens da utilização de ícones no projeto do diálogo com o usuário?
Vantagens:
Há várias vantagens associadas à utilização de ícones no projeto do diálogo com o usuário.
Um ícone, desde que corretamente projetado, dispensa leitura, análise, reconhecimento ou tradução.
É compreensível até por pessoas não alfabetizadas
É compreendido rapidamente: “Estudos na compreensão de sinalização rodoviária demonstram que um ícone pode ser reconhecido ao dobro de distância e na metade do tempo que um sinal escrito”
Contribui à facilidade de (re)aprendizado
Projetados adequadamente, contribuem à optimização de espaço na tela
Desvantagens:
Complexidade de criação (mas há extensas bibliotecas com ícones já prontos)
Poluição visual, desde que usados sem critério
Espaço (quanto mais ícones, menos espaço para a área de trabalho do usuário)

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